O Rio Grande do Sul enfrenta uma de suas piores crises climáticas, com uma semana contínua de chuvas causando estragos em todo o estado.
São investigadas outras 4 mortes, segundo a Defesa Civil. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas. Ao todo, são 850 mil pessoas afetadas pelos efeitos da tragédia climática.
A situação começou em 26 de abril, com o Instituto Nacional de Meteorologia emitindo um alerta de tempestades para o estado. Desde então, as chuvas aumentaram, criando um cenário de desastre. Os meteorologistas identificam três fenômenos climáticos que contribuíram para essa tragédia, agravada pelas mudanças climáticas:
Um cavado, corrente intensa de vento, instabilizando o clima;
Um corredor de umidade vindo da Amazônia, aumentando a força da chuva;
Um bloqueio atmosférico, devido à onda de calor, concentrando chuvas nos extremos.
Esses fatores, somados às condições favoráveis nesta época do ano, resultam em uma catástrofe.
É por isso que nós, da Compre Consciente, temos como missão de tornar mais prática e difundida o viver e consumir de uma forma sustentável de forma mais sustentável. Ao fazer isso, contribuímos para a conservação dos recursos naturais, a proteção da biodiversidade e a redução da poluição, agindo de forma proativa na prevenção de desastres ambientais e na construção de um futuro mais saudável e equilibrado para o nosso planeta.
E como ajudar?
Diversas ONGS, órgãos competentes, pessoas públicas e grupos de pessoas estão se organizando para enviar para o sul doações para ajudar as vítimas dessa tragédia.
Os Correios coletarão e transportarão gratuitamente doações para as vítimas no RS. São aceitos os seguintes itens — considerados os de maior necessidade no momento pela Defesa Civil:
Alimentos da cesta básica;
Produtos de higiene pessoal;
Material de higiene seco
Itens de vestuário
Procure uma forma de ajudar, de qualquer forma que seja. Juntos somos mais fortes 🍃
Fontes: G1 e CNN
Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil
Muito bom ver projetos como esse promovendo a ajuda ao RS 👏